As Cantigas de roda.

Muitos adultos hoje lamentam a pouca valorização das canções folclóricas infantis no convívio familiar e na escola. Não só por saudosismo, mas porque acreditam que elas foram importantes durante um bom período de suas vidas.


Observa-se no entanto que as crianças jamais param de cantar, apenas cantam outras coisas. Nestas outras coisas estão incluídas as músicas de sucesso do rádio e televisão, improvisações e canções folclóricas. Parece difícil acreditar, mas se observarmos atentamente o que as crianças realizam espontaneamente, vamos nos dar conta que a atividade folclórica ainda é um fator de identidade entre elas e, a despeito da força dos meios de comunicação, canções populares são adaptadas, reinventadas para serem assimiladas como brincadeira, mesclado-se no folclore já existente.




As Cantigas de Roda são canções utilizadas em brincadeiras em forma de rodas cantadas, realizadas como forma de recreação por adultos ou crianças. Sua formação clássica consiste em formar uma roda de mãos dadas, com o rosto voltado para o centro, movimentando-se para direita ou esquerda em andamento eleito pelo grupo. A roda figura entre os brinquedos cantados mais difundidos entre as crianças, embora a formação em fileiras ou pares também sejam praticadas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário